No final de 2019, o time de tech da Olga Ri se preparava para escolher a tecnologia por trás do nosso futuro app e uma questão não saía da nossa cabeça: como garantir uma aplicação rápida e bonita em diversas plataformas, sem que, para isso, tivéssemos que ter dezenas de pessoas no nosso time de tecnologia?
Como uma Food Tech em rápido crescimento, queríamos trabalhar com um framework flexível e que pudesse escalar junto com a gente. Buscávamos algo inovador e que mantivesse o time empolgado, engajado e com um olho no futuro.
Acabamos escolhendo o Flutter e nesse artigo vamos trazer as 5 razões que nos fizeram tomar essa decisão :)
1. Ele é multi-plataforma:
Com (praticamente) um único código, conseguimos desenvolver nosso aplicativo tanto para aparelhos Android, quanto para iPhones (spoiler alert: no fim desse texto mostramos que a versão web também virou possível com o lançamento do Flutter 2.0). Isso reduz em cerca de 40% o trabalho empregado e, consequentemente, o time-to-market. Para quem precisa colocar no mercado um protótipo ou até mesmo um produto em fase inicial, isso pode ser determinante. Quanto antes conseguimos identificar o que precisa ser corrigido, ou quais os principais atrativos do produto, mais cedo podemos levantar dados estratégicos e pensar no crescimento do produto no mercado.
2. Ele é rápido e fluido:
O Flutter traz velocidade de carregamento, fluidez das transições de tela e vários efeitos. Toda essa leveza é notável para o usuário e chamou a atenção de devs e designers do nosso time. A tecnologia nos permite viajar na imaginação e criar animações das mais variadas tornando a interface mais bonita e a usabilidade muito interativa.
3. Ele é open source:
Programas open source, ou de código aberto, não tem seu código fonte criptografado. Isso é muito interessante, principalmente em um programa utilizado para criar outros programas, porque garante que a aplicação criada não correrá o risco de sofrer qualquer tipo de interferência prevista apenas naquelas letrinhas miúdas que as pessoas aceitam sem ler.
Outra vantagem do código aberto, é que você consegue navegar por ele, e entender as minúcias de como o código que você está utilizando foi criado, implementado e até mesmo sugerir alterações. Uma das melhores formas de aprender a programar com um framework novo é ver como esse framework foi programado. :)
4. Foi desenvolvido pelo Google:
Por ser criado e mantido pela mesma empresa que desenvolve e mantém o Android, a garantia de desempenho e manutenção do acesso a serviços nativos já vem de berço.
Não é nenhuma novidade que o Google é uma superpotência do mundo digital e ter a empresa por trás do Flutter é algo que nos traz segurança de que ele terá um suporte robusto e uma evolução contínua. Além disso, o Google consegue atrair para os seus times alguns dos melhores desenvolvedores de software do mundo. O Flutter parece estar em boas mãos!
5. Tem uma comunidade muito atuante:
Uma das características mais interessantes dos softwares open source é que desenvolvedores do mundo inteiro conseguem contribuir para a sua evolução. Seja corrigindo falhas, implementando novas funcionalidades, ou ainda criando códigos complementares (conhecidos como packages, ou plugins), a participação da comunidade faz com que o Flutter caminhe rápido. Esses packages ou pacotes, ficam hospedados na web e podem ser utilizados gratuitamente por qualquer pessoa que precise deles. Com espírito colaborativo, todos se ajudam para que o framework e seus packages sejam cada vez mais eficientes, robustos e abrangentes. É um incrível ganha-ganha.
É nesse contexto que nós da Olga Ri fechamos uma parceria muito legal com o pessoal da Flutterando, a maior comunidade de Flutter do Brasil e da F-Team, uma empresa de desenvolvimento de soluções mobile. Desde que começamos a estudar o framework, o canal do Flutterando no YouTube se tornou, sem dúvidas, a maior fonte de conhecimento que acessamos.
Agora, através do programa Flutterando in Companies, em que, a cada semana, um integrante do Flutterando ou da F-Team faz uma apresentação acerca de um tema específico escolhido por nós, temos muito mais segurança na implementação e evolução do aplicativo da Olga Ri.
Lembra que eu mencionei no começo que somos uma Food Tech? Então… há algumas semanas assumimos o desafio de ser uma das primeiras empresas a lançar, em Flutter, a versão web da nossa aplicação. A ideia é que a gente possa dar aos usuários web a mesma experiência que oferecemos no nosso app. E não porque o site será parecido com o aplicativo, mas sim porque ele será O MESMO aplicativo, apenas rodando em uma plataforma diferente. Incrível, não?
Isso será possível devido à versão 2.0 do Flutter, que foi anunciada em março deste ano (2021) e que adicionou os navegadores como mais uma plataforma suportada pela tecnologia. Então fiquem atentos que teremos novidades muito interessantes logo logo…
P.S. Se você tem vontade de aprender a programar com o Flutter, dá uma olhada nos canais da Flutterando! E se quiser ter o Flutterando in Companies na sua empresa, manda um alô pra gente que te colocamos em contato com o pessoal :)